Alertas Google

Por motivos profissionais, deparei-me com mais um dos muitos serviços da Google que achei bastante útil e que gostava de vos falar, até porque tenho ideia de que não é muito conhecido. Devidamente utilizado, pode ser uma grande mais valia no âmbito empresarial e até mesmo a nível pessoal. Falo-vos do Google Alerts.

Com o Google Alerts, podem monitorizar a Web por determinados termos de pesquisa.

Alertas Google

– Google Alerts –

Qual a utilidade?

Pode ser usado para os mais variados propósitos:

  • O que está a ser escrito sobre o vosso nome ou e-mail na web – A título pessoal pode ser interessante mantermo-nos a par do que é dito sobre nós na web;
  • O que está a ser escrito sobre o vosso produto/serviço/empresa – A nível empresarial, permite-nos estar atentos a comentários, críticas ou até mesmo dúvidas que surjam sobre o nosso negócio;
  • O que está a ser escrito sobre o vosso concorrente ou até mesmo o vosso público alvo – Uma boa forma de nos mantermos por dentro das novidades da concorrência ou a possível existência de um novo potencial cliente;
Ao configurarem um novo alerta, definem qual o termo a ser monitorizado na web, a frequência de envio e o e-mail onde querem receber os vossos alertas.

Pessoalmente, uso para me manter a par de notícias sobre temas específicos e inclusivamente para estar atenta a novidades no mercado de trabalho.

Por norma, para este tipo de objetivos temos uma presença ativa na web: pesquisamos em motores de busca pelo nosso nome, produto ou concorrente e vemos os resultados. Assim podemos ter também uma postura passiva e receber comodamente no nosso e-mail novidades sobre assuntos do nosso interesse, tal como se de um feed se tratasse.

Até breve.

Deixe um comentário